A partir de métodos e técnicas próprias, a psicoterapia pode promover a saúde mental, física, familiar, social, sexual, intelectual, financeira, profissional, de lazer e espiritual, por meio da ampliação da consciência e do desenvolvimento das potencialidades existentes no indivíduo que a procura.
Ela é utilizada por profissionais da área da saúde mental, principalmente psicólogos ou médicos. É um processo para facilitar uma vida mais plena e harmoniosa, promovendo bem estar psicofísico e relacionamentos mais saudáveis genuínos e profundos em qualquer área da vida.
Existem diversas formas de psicoterapia. Algumas são só de conversa, outras usam estados modificados da consciência (relaxamento) e há ainda as terapias energéticas, que favorecem a harmonização do corpo e da mente. Existem também terapias subcorticais, que trabalham a emoção e as sensações do corpo. Muito úteis em situações mais impactantes, como traumas de uma forma geral.
Experimentar situações traumáticas pode ser a causa da depressão, ansiedade por lidar com uma doença grave, dificuldade de perder peso ou de parar de fumar, uso de substância psicoativa. Experiências difíceis da vida, como a perda de emprego, aposentadoria, morte de um ente querido, divórcio, problemas de relacionamento, entre outros, também podem levar o indivíduo a uma situação de desequilíbrio.
Através da psicoterapia é possível superar a dor e o sofrimento, aprendendo maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar.
Reconhecer as suas capacidades e potencialidades e desenvolvê-las tornando-as habilidades, são alguns dos efeitos colaterais positivos obtidos com a psicoterapia.