Originária da China, o principal objetivo da técnica é tratar o ser humano como um todo e funciona com uma aliada às terapias psicológicas. A acupuntura trabalha com o intuito de harmonizar a circulação da energia no corpo para eliminar as doenças ou reduzir sintomas da ansiedade, como ataques de pânico, sensações de incapacidade, o stress e pensamentos negativos.
Sem efeitos colaterais, os benefícios da acupuntura à saúde são comprovados cientificamente.
A acupuntura é feita pela inserção de agulhas finíssimas na pele e nos tecidos subjacentes, em pontos específicos do corpo, escolhidos a partir de diagnóstico baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa para conhecer o histórico da doença e a definição dos pontos a serem escolhidos.
As picadinhas não causam dor e despertam o sistema nervoso, liberando diversos hormônios e substâncias neurotransmissoras, responsáveis pela sensação de bem-estar, relaxamento e alívio de dores físicas e emocionais.
Normalmente, o tratamento prevê a utilização de outras técnicas alternativas ou complementares, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os pontos ou meridianos, normalmente com bastões de artemísia), a auriculoterapia (acupuntura por meio de estímulos nas orelhas, que possuem pontos de reflexos correspondentes a órgãos e funções do corpo humano) e, mais recentemente, a eletroacupuntura (técnica baseada na acupuntura, que utiliza a estimulação elétrica juntamente com as agulhas, com objetivo de amplificar o efeito da aplicação isolada das agulhas).