O livro Duas Faces de Nina, traduzido pela psicóloga Sandra Fiore Colaiori, já foi lançado com sucesso na Espanha e em breve será lançado no Brasil.

Todos nós temos um pouco de Nina. É isso que nos conta o psicólogo e especialista em psicologia clínica, o espanhol Mario C. Salvador em seu mais recente livro sobre a psique humana – As duas faces de Nina. Autor de vários livros sobre o assunto, Salvador também é co-diretor do Instituto Alecés, de Psicoterapia Integrativa de reprocessamento do Trauma e Brainspotting Espanha, além de presidente da Associação Espanhola de Brainspotting e vice-presidente da Associação Iberoamericana de Psicotrauma.

O livro será lançado no Brasil e foi traduzido pela psicóloga Sandra Fiore Colaiori (www.sandracolaiori.com.br), especializada em Psicossíntese, Hipnoterapia, EMDR (Eye Moviment Desensitization and Processing), Brainspotting e modelo Aleceia de psicoterapia integrativa do trauma. Ela acompanha o trabalho de Mario há mais de dez anos. Sandra atende há mais de 35 anos e mantém-se atualizada com profissionais e pesquisas do mundo todo, sempre pensando em atender melhor aos brasileiros que vivem em todos os lugares.

O livro é uma forma amorosa e delicada de reassociação de parte dissociada por trauma”, explica Colaiori. “Nossa personalidade, assim como nosso corpo, é formada por partes que trabalham integradamente e visam e buscam o estado de bem-estar, ou seja, de saúde mental”.  Segundo ela, o livro já foi lançado na Espanha e está fazendo muito sucesso por lá.

Todos nós nascemos com um cérebro programado com mecanismos necessários para nos ajudar a permanecer vivos. Assim, o bebê “sabe” que, para se manter vivo, precisa se prender ao corpo da mãe e procurar o seio, depois mamar para se alimentar. As crias de todos os mamíferos vêm com este programa reflexo já programado. Isso acontece no cérebro subcortical – é ele quem assume o controle e nos diz como enfrentar algum tipo de ameaça à nossa vida e como fugir da dor. Quando somos pequenos, a distância de nossos cuidadores, normalmente mãe e pai, pode representar perigo. O cérebro subcortical é a soma do nosso cérebro emocional (límbico) e do nosso cérebro reptiliano (responsável pelas funções vitais, como respiração, metabolismo…).

É o que acontece com Nina. Com apenas cinco anos de idade ela sente que seus pais, especialmente sua mãe, estão se afastando dela. Ela faz de tudo para chamar a atenção deles, mas eles estão imersos em seu próprio sofrimento e não respondem à menina, que chora para chamar a atenção. Sua forma de agir é reprovada, Nina sente-se rejeitada e passa a achar que precisar deles é uma coisa errada. Assim, Nina desenvolve um profundo e doloroso sentimento de vergonha e, para fugir de sua dor, afasta-se dos pais e tranca-se no quarto. Essa história de dor e tristeza está apenas começando.

Em As duas faces de Nina, o escritor/terapeuta nos leva ao maravilhoso mundo do funcionamento do nosso cérebro e como é possível reverter e integrar de forma saudável ao nosso sistema nervoso sentimentos de dor, tristeza, perda, frustrações e vergonha. Leitura primordial para os profissionais da área e reveladora para todos que gostam de ler e que tenham curiosidade por se conhecer.  Boa leitura.

Livros do autor: Beyond the Self (2017), Mais além do Eu (2018 e 2022, segunda edição), ¿Quien Soy? (2022) , As duas faces de Nina (2024).

Tags: /