O Brainspotting é uma terapia que associada à psicoterapia convencional (da conversa) pode trazer resultados rápidos e efetivos na solução dos mais diversos problemas do indivíduo, sejam eles um grande trauma vivido no passado (um abuso, por exemplo) ou mesmo um obstáculo como medo de altura.
Descoberto pelo terapeuta americano David Grand, o Brainspotting (BSP), assim como o EMDR, também trabalha com o olhar, só que utilizando um ponto fixo, indo de áreas de maior consciência para zonas mais primitivas do cérebro.
Segundo ele, a posição ocular ‘abre janelas’ em nosso cérebro que nos permitem acessar memórias de forma a transformar como enxergamos e vivemos experiências traumáticas.
De forma prática, em uma sessão, o terapeuta com formação em Brainspotting acessa pontos no cérebro do seu cliente/paciente que armazenam experiências de trauma (a partir da posição ocular) e substitui a rede de memórias, de forma a libertar o indivíduo dessas amarras.
Sem precisar de medicação, em alguns casos, podemos diminuir e até eliminar sintomas como a ansiedade, depressão, medos, transtornos emocionais ou psiquiátricos, dor crônica, doenças psicossomáticas, entre outras situações.
Leia mais sobre Brainspotting clicando aqui.